Acesso a Informação Sergipe - Governo de Todos

"CGE participa do programa Olho Vivo no Dinheiro Público em Estância"

Publicado: Segunda, 30 de Novembro de -0001, 00h00

CGE participa do programa Olho Vivo no Dinheiro Público em Estância

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) participou nesta segunda-feira, 26, do programa 'Olho Vivo no Dinheiro Público'. O evento ocorreu no Fórum Ministro Heitor de Souza, em Estância, território Sul Sergipano e reuniu estudantes, professores, servidores públicos, integrantes de conselhos municipais e lideranças comunitárias.

O programa é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) e tem por objetivo estimular o controle social dos gastos públicos para que a população possa atuar como fiscal da correta aplicação do dinheiro público. Esta é a sexta edição do Olho Vivo em Sergipe, que já mobilizou 36 municípios, realizando encontros em Propriá, Lagarto, Carmópolis, Nossa Senhora da Glória e Aracaju, considerado municípios sede.

Participaram do evento, o controlador-geral do Estado, Adinelson Alves, a chefe regional da CGU, Maria Esmeralda Rodrigues; o representante do Tribunal de Contas do Estado, José Edilson Ferreira; o secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União em Sergipe, Adriano de Sousa; o representante da Advocacia-Geral da União, Marcos Franco; os prefeitos dos municípios de Estância, Ivan Leite; de Arauá, Ana Helena, e de Itaporanga D'Ajuda, César Mandarino; além do representante da Câmara Municipal de Estância, Renato Silva.

Compromisso

Na oportunidade, o controlador-geral, Adinelson Alves, reafirmou o compromisso do Governo de Sergipe nas ações de estímulo à participação popular. "A participação da CGE em mais uma edição do programa Olho Vivo tem por objetivo fomentar o debate na sociedade sobre o adequado uso do dinheiro público, de forma a assegurar o efetivo controle social da gestão pública, como mecanismo de fortalecimento do Estado Democrático e de Direito", avalia.

A chefe-regional da CGU em Sergipe, Maria Esmeralda Rodrigues, afirma que "os estudantes são os maiores instrumentos de controle social. A partir dos jovens, podemos formar uma grande rede de estímulo à participação popular".

O secretário de Controle Interno do município de Estância, Frank Albuquerque, ressaltou a importância de eventos desta natureza. "Esse trabalho de orientação realizado pelos órgãos de controle têm contribuído muito com as ações desenvolvidas nos municípios sergipanos".

Prêmio Aluno Cidadão

Durante a solenidade, a Controladoria-Geral da União divulgou o resultado dos vencedores do concurso cultural voltado para alunos do ensino fundamental e médio do município de Estância. A iniciativa tem por objetivo despertar o interesse dos estudantes pelo controle social e promover a reflexão sobre o tema no ambiente escolar.

Dividido em três categorias, o concurso premiou com o 'Troféu Aluno Cidadão' pelos melhores desenhos, os alunos do ensino fundamental da Escola de Educação Pica-Pau Amarelo (Carla Melise) e Jardim de Infância Marocas Monteiro (Felipe Silva Santos).  No audiovisual, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Laura Cardoso Costa). E por fim, na categoria paródia, voltado para o ensino médio, os vencedores foram estudantes das Escolas Municipais Drª Izabel Carvalho Nabuco D'Ávila, Agrícola Governador Carlos Valadares e Dom José Bezerra Coutinho.